O Pacote das Pipocas

É desta que não me calo!

quinta-feira, julho 21, 2005

Eis senão quando....

Temos novo ministro!

"O novo ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afastou hoje um novo agravamento dos impostos, sublinhando que a acção prioritária do Governo será na redução da despesa do Estado.

Em declarações aos jornalistas, minutos depois de tomar posse no Palácio de Belém, Teixeira dos Santos assegurou que a política do Governo está definida e será para manter. “Uma política de rigor, que será para aprofundar. Portugal irá honrar os seus compromissos que assumiu no âmbito da Comissão Europeia e que ontem teve boas notícias”, frisou o ministro, que substitui o independente Luís Campos e Cunha." (in Público, 21Jul05)

Dizem as más-línguas (mas com fundo de verdade) que devido às divergências entre o ex-Ministro e o Governo, Campos e Cunha acabou por ser demitido por Sócrates. Sabe-se, por exemplo, que o ex-Ministro das finanças mantinha um discurso diferente relativamente a projectos de investimento, como o novo aeroporto da Ota e o TGV (como é que os fundos públicos suportam estes dois financiamentos em simultâneo? Mas somos um país de sonhadores, hein?!!)

Sabe-se que Sócrates tinha defendido a moralização da vida pública, começando pelos titulares de cargos públicos. O pior é que também se sabe que o próprio Campos e Cunha acumulava salário como Ministro e a reforma de Vice-Governador do Banco de Portugal. Aliás, logo a seguir à notícia ter saído no semanário O Independente, a 03 de Junho, veio o ex-Ministro das finanças defender que a sua situação era legítima e legal.

Segue-se o jornal Diário Económico a noticiar os erros no Orçamento Rectificativo. Estala mais verniz…

No início deste “radioso” mês de Julho vem o gabinete do Primeiro-Ministro afirmar (desculpar, diria eu) que as afirmações de Sócrates à SIC sobre o não aumento dos impostos, conforme defendera em campanha, se referia apenas a 2006 (uiiii, temos dom da adivinhação e futurologias!!).

Já a estalar… ou a descarrilar, sei lá, Campos e Cunha na semana passada, num artigo de opinião para o jornal Público, apelava a um investimento público criterioso e deixava o aviso no ar de que poderão vir a ser necessárias novas medidas de contenção (atenção que já dói e muito os 21%....).

Na realidade, será que alguém se recorda que o país está a ser assolado por uma grave crise económica e, estou convicta, social e cultural?

Será que o El Niño teve dedinho de ouro nisto, a par da seca?

7 Comments:

Blogger Caiê said...

O País está a sofrer uma CRISE a todos os níveis, tens razão... mas eu vou um pedacinho mais longe. A crise parece-me bem que é mundial... infelizmente! Conheces alguém que nos tire daqui para outro planeta?

4:54 da tarde, julho 21, 2005  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Ora aí está uma boa solução. Mas por favor sejamos selectivos nos animais a transportar na Nave de Noé! Beijo grande para ti, Pipocas *

5:14 da tarde, julho 21, 2005  
Blogger Pipocas said...

Ora essa é que é uma boa ideia Caiê!!Uma verdadeira ideia interplanetária!

Zorze tens a nave preparada, suponho...

:)

Jinhos

5:41 da tarde, julho 21, 2005  
Blogger Pipocas said...

Bem vindo Formicidae.
Com o rumo que as coisas estão a tomar, vale a pena perguntar quem é que quer um país na bancarrota e em cinzas?!

10:30 da tarde, julho 21, 2005  
Blogger zez said...

Pessoal: 4 ministros das finanças no espaço de um ano... isto está bonito, está! Ora bem, fazendo as contas, lá para Outubro mudamos de ministro outra vez...

um beijo, Pipocas

10:40 da tarde, julho 21, 2005  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Meus dEUS Pipocas!!! Corre com o Zez e i Formicidae enquanto é tempo!!! Não lhes dês confiança! Graças a eles, fiquei sem carro, casa e fui despedido - são do piorio!!! Mais um beijo *
;)

9:31 da manhã, julho 22, 2005  
Blogger Pipocas said...

:)))

Detecta-se no ar uma certa electricidade?!

Novidades fresquinhas: o novo Ministro não paga impostos!! Eheheheheh

9:35 da manhã, julho 22, 2005  

Enviar um comentário

<< Home