O Pacote das Pipocas

É desta que não me calo!

terça-feira, julho 26, 2005

Culpa por ir de férias

Segundo um inquérito realizado pela Teletext Holidays a duas mil pessoas, metade das pessoas que vão de férias são interrompidas com chamadas do emprego, não conseguindo, consequentemente, abstrair-se dos assuntos relacionados com o mesmo. Duas em cada cinco sentem-se culpadas por irem de férias.

O mesmo estudo conclui ainda que as pessoas estão cada vez mais ligadas ao seu trabalho e têm dificuldade em ausentarem-se, tanto em férias como em folgas.

De facto, sempre que vou de férias ligam-me consecutivamente com assuntos que não lembram a ninguém. Já desliguei o telemóvel e já o deixei sem bateria. Sem sucesso. Na realidade, sempre que o fazia, tinha dúzias de mensagens. Se o deixo ligado, tenho dúzias de telefonemas. Até já tentei abstrair-me ao ponto de evitar atender sempre que ligavam. Mas ficava em suspenso a imaginar o que haveria de urgente.

Por um lado nasce um sentimento de culpa, de incómodo, que só ao fim de uma semana começa a diluir-se (se os telefonemas não pararem, este sentimento nunca passa). Por outro, não se consegue desligar, mesmo que queiramos.

Tendo em conta que cada vez mais pessoas tiram duas semanas de férias (e as outras que sobram repartem pelo resto do ano), em vez do saudoso mês inteiro que era habitual há uns 20 ou 30 anos atrás, certo é que quando regressamos ao trabalho, a sensação de férias perdura apenas um dia. O stress não nos larga e suspiramos pelos próximos dias de ausência.

Isto tudo para dizer que este ano tentaram de mil e uma maneiras alterarem as minhas férias. Conseguiram. Tanto que, a certa altura, fiquei apenas com a “opção” de escolher o mês de Agosto, que é o mesmo que dizer: mês de confusão, de época alta e do qual me lembro apenas dos tempos de primária, liceu e faculdade.

Ok.

Se não podes lutar contra, junta-te a eles. Assim decidi tirar quase o mês todo de férias. Inteirinho, só para mim e para mais ninguém. E agora que estou em vésperas de me ausentar, pela primeira vez não sinto culpa. Sinto-me ansiosa por 22 dias de férias que me vão saber… a pato!!

12 Comments:

Blogger António said...

Pois acho que fazes muito bem!
Desde sempre eu gozo as férias todas seguidinhas!

Vim aqui agradecer-te a visita que fizeste ao meu blog que está uma verdadeira rabaldaria.

E como achei gira a história que lá escreveste!

A vida é uma fonte inesgotável de surpresas (eu que o diga).
Umas boas, outras más, umas que começam bem e acabam mal e ainda as que são ao contrário.
Em qualquer caso:
Viva a vida!
Jinhos

9:21 da tarde, julho 26, 2005  
Blogger Viuva Negra said...

e já sabes, deixa o telemovel dentro da gaveta da secretaria, com uma mensagem na gravação do atendor!
" caro Chefe" como sabe fui de férias o telemovel esta dentro da 1ª gaveta da secretaria , pode atender se faz favor " hihihihi até já estou a ver a cara da perua hihihihihi

12:37 da manhã, julho 27, 2005  
Blogger Pipocas said...

:))))
Olha a excelente ideia Viuva! Hummm.... está-me a dar cá uma vontadinha de pregar uma partida dessas, que nem imaginas.

Obrigada António. Por incrível que pareça, de uma mera brincadeira olha o que deu... ;)

9:29 da manhã, julho 27, 2005  
Blogger paulo said...

olha, só te posso desejar boas férias e que aproveites o melhor que puderes.
eu, qual emigra de França, também vou ter férias em Agosto. talvez as férias mais pequenas de que tenho memória. 2 semanas e (até agora) sem quaisquer planos. das duas uma, ou tenho umas férias espectaculares porque não tenho nada planeado e posso fazer o que me der na real gana ou, pelo contrário, tenho umas férias de merda em que não faço nada porque não planeei nada antes...

nem tenho aquela sensação de que as férias estão quase aí (e deveria ter. ao menos fazer as malas já começa a ser uma tarefa quase robótica...). muito por culpa da chuva de Londres que me faz lembrar mais a transição Outono/Inverno do que o pico do Verão.

isto já para não falar do stress que terei por deixar o trabalho na pior altura possível... que se f*d*! o trabalho não se azeda e o principal interessado vai 4 semanas de férias na mesma altura, a partir daí...

9:37 da manhã, julho 27, 2005  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Ainda sou do tempo em que ninguém era dependente do telemóvel - e era tão bom!

Boas férias Pipoca!!!! Beijo **

10:32 da manhã, julho 27, 2005  
Blogger António said...

Pois é!
E a Net?
Parece que é a maior agência de matrimónios do mundo.
Mas não só:
De namoros, de divórcios, de alegrias, de desgostos, de paixões, de depressões e de mais nem sei o quê!
Jinhos

11:04 da manhã, julho 27, 2005  
Blogger Pipocas said...

Prometo que, de vez em quando, venho alimentar o blog...

Isto faz-me lembrar que era altura de nomear um procurador, um "alimenador" de blog para estas alturas.

12:06 da tarde, julho 27, 2005  
Blogger El Mariachi said...

"Estuda muito, filho, muito! Só assim poderás ter um bom emprego!" Primária, secundária e faculdade, sempre sob a mesma pressão, aos dezoito já estamos que nem carneiros com uma tatuagem na testa: "Eu quero uma carreira!". Muitos perdem amores que poderiam ser para a vida, outros perdem uma vida de amores. No fim, todos esquecemos uma máxima:
Tem cuidado com o que desejas!

5:58 da tarde, julho 27, 2005  
Blogger El Mariachi said...

Esqueci-me: Boas Férias!
Mesmo!

5:59 da tarde, julho 27, 2005  
Blogger Pipocas said...

Obrigada e bem vindo El Mariachi. Tens toda a razão. Somos mesmo comandados pelo tempo, pela sociedade... mas também se não fossemos, não passávamos de bichos do mato, não é? É sobretudo importante, procurar um ponto de equilíbrio entre o querer e o dever.

Bom...mas para mim já cheira a FÉRIAS!!!! Faz-me lembrar os tempos de escola...

9:31 da manhã, julho 29, 2005  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Pipocas
A pato? Mas não é um direito? Fiquei confuso... contudo, desliga-te deles, que eles "andem" aí...
Um beijo
Daniel

6:04 da tarde, agosto 01, 2005  
Blogger Pipocas said...

Vim cá só dar uma beijoca a todos e perguntar se alguém quer alguma coisa dos Picos da Europa... vou para lá durante uma semanita, também na esperança que esteja mais fresquinho e me distraia do cheiro a fumo dos incêndios da zona de Leiria, Pombal e Mafra. Ainda pensei se não seriam as lentes dos ócuos sujas, ou as lentes de contacto embaciadas. Mas não. Não senhor. Foram apenas mais uns camafeus que se entreteram a lançar fogo e a lançar foguetes para o ar, em plena época de calor abrasador, seca e perigo máximo de incêndios.

Enfim...

P.S. Diogo Maria: Parabéns por teres conseguido fazer o blog. É fácil, não é?(tens que me ensinar umas coisas Diogo. Combinado?)
BW: Juro que não fui eu que ensinei a criança (mas já meti cunha para ele me ensinar umas coisitas). Nem sei colocar fotos nem música no meu blog!
Por isso... não sei de nada. Fiuuu Fiuuuu (assobiando para o ar).

Jinhos, Jinhos.

Portem-se bem, que eu também.

2:52 da tarde, agosto 05, 2005  

Enviar um comentário

<< Home