O Pacote das Pipocas

É desta que não me calo!

segunda-feira, março 21, 2005

O ideal, a mulher e o homem ideal. O que é afinal o ideal?

Um amigo referia-me, há pouco tempo, que a pessoa ideal era um bom tema para um blog.

De facto é um assunto pertinente, até porque o que é ideal para uns pode não o ser para outros de tão subjectivo que é o tema.

Os ideais de cada um concentram-se em coisas simples ou mais complicadas como sejam a beleza, a maior ou menor dose de cultura, a idade, o status social, a segurança que se pode conseguir (seja ela material ou emocional), a compatibilidade sexual e de feitios. É seguro que, para além destas, existam muitas mais características no nosso imaginário, que nos permitem afiançar, com convicção, que o nosso ideal é isto ou aquilo

Basta estarmos habituados a determinadas “mordomias” no nosso dia a dia, para já serem diferentes as necessidades sentidas por mim, ou por qualquer uma das pessoas que se cruzam diariamente comigo, conhecidos ou desconhecidos. Por exemplo, nas cidades as necessidades são diferentes das que existem nas aldeias. No litoral diferentes são das sentidas no interior. E as que sentimos hoje, agora, ao minuto, não são de certeza as que um nosso vizinho europeu sente.

Assim sendo, o ideal tem muito que se lhe diga. É um sentimento inato e depende da vivência de cada um de nós, seja ela a nível cultural, socio-económico ou político.

Verdade se diga: a mulher ou o homem ideal não existem, tal como não existe a mulher ou o homem perfeitos. O que existe, garantidamente, é o factor perfeccionismo dentro de cada um, que incessantemente nos faz procurar o conforto numa ideia ou numa maneira de estar na vida, que melhor se identifique com a nossa maneira de ser.

10 Comments:

Blogger paulo said...

nem mais. o problema é que muita gente se esquece disso e passa a vida inteira à procura de algo que nunca vai encontrar.

3:20 da tarde, março 22, 2005  
Blogger Pipocas said...

O pretendido não é criar o efeito do não-acredita-em-nada e do procurar-para-quê?. Os japoneses dizem uma coisa engraçada, à qual os ocidentais nem ligam, e que é mais ou menos isto: olhem para cima e para os lados que encontram coisas tão ou ainda mais belas do que as que vêm, quando passam a vida a olhar para baixo.
;)
Uma filosofia que gosto de seguir...

9:40 da manhã, março 23, 2005  
Blogger paulo said...

as melhores coisas da vida aparecem sempre quando menos se espera.
pelo menos é o que dizem...

11:24 da manhã, março 23, 2005  
Blogger Viuva Negra said...

Estas muito filosofica hemmm !!!! mas não sei se existe o ideal , existe uma aproximação ... e de facto as supresas sao as melhores

1:52 da tarde, março 23, 2005  
Blogger Pipocas said...

É uma faceta que desconhecias Viúva... (acho)
;)

10:25 da tarde, março 23, 2005  
Anonymous Anónimo said...

a TM/VN tem razao!! estavas mm inspirada!! é uma bela dissertaçao sobre o tema e concordo plenamente c o q dizes..qal mulher -homem perfeito...no meu caso, mtas x nem eu sei o q me faria feliz..sei sim q existem uma serie de predicados ( um minimo denominador) q qero q a minha cara metade possua..mas tal nao significa q qem os tiver seja perfeita..para mim no entanto, estara la perto ;)
valmont

10:50 da tarde, março 23, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Pipocas (que nick fenomenal!)

Conhece aquele cartoon que é uma menina à espera do "Homem perfeito"?? Já estava em esqueleto, coitadinha... :)

2:14 da manhã, março 29, 2005  
Blogger Pipocas said...

Pois é Caiê e... bem vindo a esta minha humilde assoalhada, onde ninguém é perfeito. Apenas humano.

8:46 da tarde, abril 03, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada... mas eu sou uma "ela"... eh eh eh! confundem este nick muitas vezes... e, no entanto, é o meu diminutivo mesmo! :)

8:56 da tarde, abril 03, 2005  
Blogger Pipocas said...

Ai, ai mil desculpas. Não quero trocar o sexo a ninguém! ;) O meu nick é mesmo Pipocas... um nome carinhoso que me "colaram" há uns anos atrás. E já não saiu.

9:10 da tarde, abril 03, 2005  

Enviar um comentário

<< Home