O Pacote das Pipocas

É desta que não me calo!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Pagar para poluir

Há dias li um artigo muito interessante no aguaonline . Muito interessante, pelo sui generis da situação: Portugal vai pagar para poluir.

Eu explico:
Como o país não vai conseguir cumprir as medidas definidas pelo Governo no âmbito do definido pelo protocolo de Quioto para as emissões de CO2, terá de adquirir licenças (de emissão de dióxido de carbono) que darão direito a poluir mais do que o valor estabelecido.

Só para a indústria, Portugal irá precisar de mais 5,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Contas feitas, para poluir, Portugal irá despender 354 milhões de euros, entre 2008 e 2012.

Como na troca de “cromos” dos nossos tempos de infância, as regra são simples… mas são pagas: Através de um sistema de compra e venda de direitos, cada país que tenha ultrapassado a sua quota de poluição, terá que comprar quota a países que não gastaram na totalidade os seus direitos de emissão de CO2.

Mas… (há sempre um mas nestas histórias), ao que parece ninguém se lembrou de estudar as alternativas. O país que tenha ultrapassado a sua quota pode desenvolver projectos “verdes” em países em desenvolvimento, como forma de poupar e descontar no próprio país.

É claro que a melhor solução passa pela prevenção. Ainda segundo o artigo:
“ No primeiro PNAL (Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão), de 2005 a 2007, o valor para as indústrias existentes era de 38,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono, no novo o valor é de 37,9. Enquanto isso o valor de reserva passou de 3,4 por cento para 13,5, uma medida que fez com que o Governo tivesse de reduzir no valor das emissões para as empresas existentes que foi conseguido através do sector eléctrico, facto que fará com que a electricidade aumente para o consumidor. Segundo a Quercus não se deveria ter atribuído valores tão elevados à indústria. “

Por isso, a factura dentro de dias segue-nos para casa, que é como quem diz, entra-nos pela casa dentro.

2 Comments:

Blogger Viuva Negra said...

mas o que é isto?!' agora és revolucionária hemmm?!?!?

11:45 da manhã, setembro 11, 2006  
Blogger Pipocas said...

Sempre! Até me admira como não me puseram o nome de Mafaldinha.
Eheheheheh...

4:17 da tarde, setembro 12, 2006  

Enviar um comentário

<< Home